A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) lançou o projeto da primeira usina solar de um hospital de Goiás, no Hospital Centro Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. O lançamento aconteceu na Semana do Meio Ambiente, que discutiu o tema “Sustentabilidade nos hospitais: em busca do ESG”.
Para a vice-presidente da Absolar, Bárbara Rubim, a energia solar é uma das formas mais rápidas para se gerar a própria energia, tanto por usinas de grande porte quanto de pequeno porte.
“Essa expansão da fonte solar, que já é a segunda colocada na matriz elétrica brasileira em termos de capacidade instalada, beneficia não só o meio ambiente, mas também o desenvolvimento econômico do nosso país.”
O HCN foi o segundo hospital público do Brasil com sistema de monitoramento de “utilities”, com painel de controle para acompanhar o consumo de água e energia. A unidade ainda tem implantadas ações para maior sustentabilidade ambiental, como:
- uso racional de água;
- eficiência energética;
- gerenciamento adequado de resíduos sólidos;
- criação de indicadores socioambientais;
- cálculo da pegada de carbono e da emissão de gases de efeito estufa dos hospitais.
Todas essas ações têm o intuito de mitigar a pegada de carbono (total de emissões de gases de efeito estufa) da unidade, promovendo a saúde dos usuários com maior qualidade de vida e bem-estar, mas também cuidando da saúde do planeta.
Fonte: Brasil61