Músico e produtor inventivo, o multiartista tttigo começa a revelar uma dupla de EPs que convidam a uma jornada sonora única e envolvente. Com uma essência sintética e uma atmosfera elementar, tttigo mergulha nas profundezas de uma linguagem enigmática, combinando elementos do progressivo e da música brasileira moderna. A primeira parte dessa viagem é “EP0001”, já disponível em todas as principais plataformas de música.
Ouça “EP0001”: https://untd.io/m/ep0001
Assista aos visualizers: https://bit.ly/tttigoEP0001
Expressando seu caráter renovador desde o título, o trabalho serve como um recomeço estético e criativo para um músico já experiente no cenário musical carioca. Tanto o “EP0001” como o “EP0002” trarão uma sensação mista de nostalgia surrealista e uma experiência cinematográfica à medida que cada faixa se desenrola. tttigo, que anteriormente lançou músicas através do coletivo ROSABEGE, encontrou-se recluso em seu estúdio durante o período pandêmico de 2020, o que mudou sua lógica de produção colaborativa. Nesse momento, o artista descobriu novas formas de estimular suas ideias, mantendo ainda a característica colaborativa que o define.
Decidindo explorar um formato ainda não muito comum no Brasil, tttigo explica que a decisão de lançar um trabalho próprio como produtor surgiu da espontaneidade de sempre imaginar novas sonoridades e do desejo de apresentá-las ao público. “Comecei a produzir alguns instrumentais ao longo de 2021 e 2022 como exercício de pesquisa. Depois, percebi que poderia conceber uma obra a partir disso. Foi quando decidi convidar amigos para colaborar na criação e dar vida a esses protótipos”, ele revela.
Em cada música dos EPs, tttigo abre espaço para a composição e performance de diversos artistas, brincando com a combinação de múltiplos universos musicais a partir de suas produções singulares. Cada faixa orbita em torno de uma narrativa inerente e característica de cada momento, criando uma experiência musical única.
O “EP0001” foi apresentado ao público com o lançamento do single “MUITA ÁGUA”, uma colaboração de tttigo com Ambivalente e Azullllllll. A faixa é construída a partir de samples da música “Mistress”, do renomado artista Nicolas Jaar – uma das grandes referências de tttigo. “MUITA ÁGUA” serviu como uma introdução ao universo do produtor e estabelece o tom para o restante do EP.
A primeira faixa do “EP0001”, intitulada “A PONTE”, já se destaca com uma forte estrutura rítmica que se mantém ao longo dos EPs. A música, composta e interpretada por SLV, com co-produção de Drei, brinca com elementos da música eletrônica de pista e do funk, apresentando uma estrutura que remete ao progressivo. Com seções longas e pouca repetição, a canção leva constantemente o ouvinte a novos lugares, enquanto mantém uma coesão musical marcante.
Além de “A PONTE” e “MUITA ÁGUA”, o “EP0001” conta com mais duas faixas: “SEM NENHUM MOTIVO”, com participação de JP Damian, e “20220906182749”, uma espécie de baião distópico que é a única música em que tttigo assina sozinho. O nome improvável veio do título de um arquivo gerado com a data de sua criação, assim como nos próprios títulos dos EPs.
tttigo revela que pretende seguir lançando uma série de trabalhos colaborativos no futuro. Tanto que as capas dos EPs foram idealizadas por tttigo e executadas por muybonita, Vitor Vigo e Bento Avellar. Elas consistem em colagens digitalizadas e transformadas em ícones em formato de mapa tridimensional. Cada música será acompanhada por visualizers desenvolvidos pelo artista KÖI, exceto “SEM NENHUM MOTIVO”, que contará com um clipe produzido por muybonita.
Nesta nova fase criativa, tttigo consegue, de forma sutil e profunda, escapar do comum sem nos distanciar das diversas camadas de nós mesmos. Com narrativas singulares, “EP0001” apresenta formas alternativas de perceber o mundo ao nosso redor, criando uma ilusão de ótica para os ouvidos. O primeiro álbum já está disponível em todas as principais plataformas de música.