De acordo com o governo de Minas Gerais, o Samu regional atingiu a marca de mais de 85% dos municípios mineiros com cobertura do serviço, o que equivale a 735 cidades beneficiadas e cerca de 14 milhões de pessoas. O objetivo é que até 2024, todas as áreas do estado recebam os serviços do Samu, fortalecendo ainda mais a rede de atendimento emergencial.
A diretora de atenção hospitalar e urgência e emergência, Bárbara Cassimiro, informa que em Minas Gerais, o Samu funciona de modo regionalizado, e hoje, 12 macrorregiões contam com esse serviço, sendo que mais duas estão em processo de implementação. As macrorregiões de Saúde Centro e Triângulo do Sul têm previsão de funcionamento até o final de 2024.
“A expansão do serviço do Samu para todo território é de suma importância, porque vai possibilitar o acesso ao componente móvel da rede de urgência e emergência, que também realiza essa comunicação entre os outros pontos, coordena o fluxo entre os outros pontos na rede de urgência emergência com suas centrais de regulação de urgência”, afirma a diretora. Assim, o serviço chega mais rápido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), diminuindo sequelas e mortes.
O Samu tem a estrutura integrada por Centrais de Regulação de Urgências (CRUs) que operam em consórcios regionais de Minas Gerais. Essas CRUs têm a função de receber os chamados, avaliar as situações e organizar o envio correto de veículos e equipes médicas para cada emergência.
Além disso, Cassimiro aponta que o atendimento do Samu é feito por profissionais de saúde especializados em situações de emergência, além de uma frota composta por cerca de 340 ambulâncias e o apoio de seis helicópteros e dois aviões do Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav).
O Samu 192 em Minas Gerais atua com unidades terrestres e aeromédicas. As unidades terrestres são as unidades de suporte básico e avançado, e o nosso aeromédico é o Suporte Avançado de Vida — uma parceria com o corpo de bombeiros militar. O Samu atende urgências, clínicas obstétricas, traumáticas, 24 horas por dia, todos os dias da semana”, explica.
O Saav também estende os cuidados até situações emergenciais pediátricas, psiquiátricas e cirúrgicas. O serviço atende em residências, vias públicas e locais de trabalho, além de fornecer orientações vitais por telefone por meio do número gratuito 192.
Fonte: Brasil61