O Governo Federal segue apoiando os municípios de São Paulo atingidos por incêndios florestais.
Em coletiva de imprensa, representantes dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Saúde e do Meio Ambiente e Mudança Climática detalharam, nesta segunda-feira, 26 de agosto, as ações realizadas para ajudar o estado.
Na coletiva, Wolnei Wolff, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do ministério, reforçou que continua aguardando o estado e as cidades paulistas enviarem a solicitação de reconhecimento federal de situação de emergência para que o Governo Federal possa liberar recursos e, dessa forma, contribuir com ações de resposta, começando pela assistência humanitária.
As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD, que pode ser acessado em s2id.mi.gov.br.
O secretário deu exemplo de como os recursos podem ser empregados.
“Ajuda humanitária assim, vamos imaginar no Mato Grosso do Sul, em Corumbá, algumas cidades ribeirinhas tiveram uma área significativa de incêndio e comprometeu suas lavouras, então essas pessoas vão ter problemas para se alimentar. Ao mesmo tempo, o rio perto de onde moram praticamente secou, então elas têm também problema hídrico e problema de alimentação. Então nesse caso o município pode solicitar através do s2id recursos para comprar cesta básica, recurso para comprar caminhão-pipa, recurso para comprar água, recurso para comprar combustível, se for o caso. Tudo isso contribuindo para minorar o sofrimento dessas pessoas que são impactadas.”
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.