A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2024) será realizada entre os dias 9 e 12 de setembro e terá mais de 500 expositores e cinco palcos simultâneos para apresentar tendências do setor mineral. A expectativa é receber mais de 70 mil pessoas nos quatro dias de evento e dois mil congressistas em cerca de 15.000 m², na Expominas, localizada na Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte (MG). Além do Brasil, a Exposibram terá estandes da Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru.
O Congresso Brasileiro de Mineração, que integra a programação do evento, abrirá espaço nobre para apresentações e debates sobre a indústria da mineração. “Teremos a oportunidade de cobrir um leque expressivo de temas. Isso contribui para a criação de um evento mais dinâmico, com maiores oportunidades para empresários do setor, estudiosos e outros públicos”, disse Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Dentre os vários temas, o papel da oferta de minerais para a transição energética e a tributação do setor, além de formas de financiamento de projetos minerais, agenda econômica, perspectivas de mercado, riscos tributários e fiscais, riscos políticos e outros assuntos sensíveis ao setor. A inscrição do Congresso pode ser feita pelo https://www.hbatools.com.br/exposibram-2024__1599.
A EXPOSIBRAM apresentará o espaço inédito Mineramundo, ambiente inovador projetado para apresentar o universo da mineração de maneira interativa e envolvente com foco no público estudantil. No local, os visitantes poderão aprender mais sobre mineração, de forma interativa, por meio de telas touch, quiz, um trem cenográfico que oferece uma viagem pela história dos minerais, além de experiências imersivas com óculos de realidade virtual e fones de ouvido, entre outras atividades. Dentre as diferentes atrações, o Mineramundo vai apresentar também a “Casa da Mineração”, um ambiente dedicado para exibir como a mineração está presente, na prática, no dia a dia de todas as pessoas. Será possível identificar, por exemplo, quais os minérios utilizados na fabricação de eletrodomésticos, como geladeira, fogão, televisão, entre outros. Maiores informações e inscrição neste link.