O governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas firmou um Memorando de Entendimentos (MoU) com a empresa australiana Lightning Minerals Limited visando impulsionar a extração de lítio na região de Salinas, que faz parte do Vale do Lítio, no estado de Minas Gerais.
Pelo acordo, a empresa se compromete a um investimento inicial de R$ 20 milhões e a geração de cerca de 20 empregos diretos na primeira fase dos projetos Caraíbas, Canabrava e Esperança. Este é o primeiro compromisso firmado entre a equipe do governo de Minas e empresários do ramo de mineração em solo australiano, durante a missão para prospecção de novos investimentos.
“O projeto Vale do Lítio foi criado para promover não apenas o desenvolvimento econômico local, mas também melhorar as condições de vida da população, por meio da geração de empregos e renda. Essa parceria com a Lightning Minerals é ainda fundamental para posicionar Minas Gerais como referência em tecnologia, sustentabilidade e na transição energética global”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Conforme comunicado, o MoUdestaca a atuação conjunta entre a Invest Minas e a empresa australiana para impulsionar os projetos de extração, abrangendo desde a interlocução junto a órgãos ambientais até o suporte para operações. A parceria também fortalece a cadeia de lítio e materiais para baterias, um setor estratégico para o estado.
“Esta parceria reforça nosso esforço para posicionar Minas Gerais como líder na cadeia global de fornecimento de lítio e materiais para baterias, promovendo crescimento econômico local e o desenvolvimento sustentável”, atesta o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
O representante da Invest Minas na Austrália, Mauro Lopes, afirmou que a Lightning Minerals “é mais uma mineradora australiana a direcionar investimentos para o Vale do Lítio, reconhecendo o imenso potencial da região. Com fundamentos técnicos sólidos e um ambiente favorável para a pesquisa mineral, a empresa visa aproveitar a crescente demanda por lítio, impulsionada pela transição para energias renováveis e veículos elétricos”.
De acordo com o MoU, a empresa se compromete a utilizar serviços e fornecedores locais para fomentar a economia regional; introduzir expertise no setor de lítio e desenvolver parcerias estratégicas; além de estreitar relações com comunidades locais e governos, demonstrando seu compromisso com o crescimento sustentável.
“A assinatura deste MoU com o Governo de Minas Gerais é uma prova clara do apoio que recebemos para nossas atividades extrativas na região do Vale do Lítio. Estamos comprometidos em desenvolver uma relação sólida com o governo e as comunidades locais, acreditando no potencial de Minas Gerais como líder global no setor de lítio”, garante o CEO da Lightning Minerals, Alex Biggs.
A Lightning Minerals é uma empresa listada na Bolsa de Valores Australiana (ASX: L1M), dedicada à extração de lítio e minerais estratégicos. Além de seus ativos no Brasil, a empresa possui projetos relevantes na Austrália e no Canadá.